Rádio Gazeta Serrana
Publicidade
Publicidade
Lages/SC
Comitiva de São Joaquim vai a Vacaria no RS para conhecer estratégias do Plano Safra
24/11/2017

Na última terça-feira, 21, um grupo liderado pela Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim fez uma visita técnica ao município de Vacaria, no Rio Grande do Sul para conhecer as estratégias do Plano Safra, implantado em Vacaria desde 2013. O Plano busca eficiência na contratação de profissionais para trabalharem no período da safra da maçã, bem como, para buscar mais segurança aos produtores e moradores do município de Vacaria, por meio da triagem de pessoas contratadas para o serviço de mão-de-obra.

A comitiva contou com a presença da secretária Executiva da ADR, Solange Scortegagna Pagani; o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes; o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Oliveira de Souza; o vice-presidente da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina; Jonas Alberto Zandonadi e representantes do Núcleo Executivo Regional do Programa Crescendo Juntos, Epagri, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura.

O grupo foi recebido pelo presidente da Agapomi – Associação Gaúcha dos produtores de Maçã, Eliseu Zardo Boeno; o vice-presidente Ermano Varaschin Junior e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria, Sergio Poletto que apresentaram o funcionamento do Plano. De acordo com o presidente, a associação contrata um estagiário que, no período das contratações de mão-de-obra, se estabelece na delegacia e preenche uma ficha cadastral de cada indivíduo, sendo apurados na delegacia, se o indivíduo tem antecedentes criminais. “Além desta ação, na chegada dos ônibus à cidade, a Polícia Rodoviária faz uma revista para averiguar se todos possuem documentos. Esse processo é eficaz devido ao fato de que os empresários da maçã buscam os possíveis contratados de ônibus e depois devolvem na origem. Entre outras ações, a polícia recebe, neste período, reforço das brigadas civil e militar e também um veículo para as rondas”, explicou.

Segundo dados da Agapomi, no primeiro ano de implantação do Plano Safra, foram presas 120 pessoas em Vacaria. Já no último ano, 19 prisões foram efetuadas. O município de Vacaria recebe em torno de 10 mil pessoas na safra, as quais são alojadas nas empresas que contratam. Para regulamentar o Plano Safra foi firmado um TAC entre Ministério Público e produtores.

 

Essa viagem técnica é uma das ações propostas pelo Núcleo Executivo Regional do  Programa Crescendo Juntos, programa de redução das desigualdades regionais, que apontou a problemática de segurança do período da safra no município de São Joaquim

Fonte: Elenise Melo Nunes
21:00 as 21:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Rua Hercílio Luz, 398 - Centro - Lages/SC
Ligue agora
(49) 3224-7118
Horário de atendimento
08:00 AS 18:00 HS